Linhas de Pesquisa
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do Programa
Áreas de Concentração |
Linhas de Pesquisa |
Sistemas e Apoio à Decisão |
Pesquisa Operacional |
Desenvolvimento Regional |
Engenharia da Sustentabilidade |
O Programa de Engenharia de Produção (PEP) possui duas linhas de pesquisa, que são: Pesquisa Operacional e Engenharia da Sustentabilidade. Essas duas linhas estão integradas de acordo com a forma como se organizam no âmbito das Áreas de Concentração do Programa.
Assim, a primeira linha de pesquisa aborda, com maior ênfase, técnicas e métodos próprios da Pesquisa Operacional que visam, em geral, a aumentar a produtividade de empresas através da resolução de problemas envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos, normalmente processados em computador. Nesta perspectiva, a empresa é vista, no âmbito do Programa, por meio de um olhar mais interno, através dos seus sistemas e processos produtivos.
Por sua vez, na linha de pesquisa de Engenharia da Sustentabilidade, o olhar se volta mais para o contexto externo da empresa. Neste caso, busca-se a aplicação de métodos e técnicas voltados ao planejamento da utilização eficiente de recursos naturais e energéticos dos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento de resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social.
Descrição das Linhas de Pesquisa
– Pesquisa Operacional
A Pesquisa Operacional abrange um conjunto de técnicas matemáticas utilizadas na resolução de problemas comuns ao ambiente organizacional, para determinar o melhor aproveitamento de recursos. Ela se comporta como um instrumental auxiliar nos processos de tomada de decisões e de planejamento. As mais utilizadas no contexto do curso são: Modelagem, Simulação e Otimização, Programação Matemática, Processos Decisório, Inteligência Computacional.
– Engenharia da Sustentabilidade
Esta linha de pesquisa reflete a sintonia entre o caráter regional do Programa e o desenvolvimento de pesquisas e projetos relacionados às tomadas de decisões em sistemas integrados de pessoas, materiais, recursos financeiros, equipamentos, energia e meio ambiente. Neste contexto, são tratados aspectos mais ligados à sociedade, aos mercados consumidores, ao ambiente natural e às políticas públicas. Assim, dentre outras questões, são tratados com maior ênfase os seguintes pontos: Gestão Ambiental, de Recursos Naturais e Energéticos, de Efluentes e Resíduos Industriais, Desenvolvimento Sustentável, Organização do Trabalho. As aplicações diretas incluem a seleção de localidades para instalação de novos serviços, prognóstico de mercados consumidores, planejamento financeiro, avaliação e segmentação de mercados e análise de capacidade de trabalho de empresas públicas e privadas, dentre outras. Dessa forma, as pesquisas desta linha visam à melhoria da produtividade do trabalho, à alocação ótima dos recursos e à qualidade do produto e do processo que, no conjunto, são elementos fundamentais na promoção do desenvolvimento regional.