Espaço Físico – Programa de Engenharia de Produção (PEP)
Laboratórios de Informática
Todos os laboratórios da Universidade Candido Mendes-Campos localizam-se no piso térreo, não sendo necessário vencer escadas e/ou rampas de acesso. Os vãos das suas portas de entrada possuem, no mínimo, 75cm de largura, mais do que o suficiente para a passagem de um cadeirante.
Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h30, ininterruptamente, e, aos sábados, das 7h30 às 17h30, ininterruptamente.
No setor dos laboratórios, encontra-se a sala central dos servidores, com os computadores que fornecem a infraestrutura lógica necessária para o funcionamento dos laboratórios.
Atualmente, a UCAM dispõe de seis (6) laboratórios de microcomputadores em uma área total somada de 300 m2. Todos são equipados com condicionadores de ar, luz natural e artificial, cadeiras giratórias e acolchoadas, quadro branco e televisor ou projetor multimídia acoplado a computadores. Conta, também, com uma central de impressão, aparelhada com uma (1) impressora laser disponível para os alunos.
A Instituição possui um link dedicado de fibra óptica de 60 (sessenta) megabits, sendo distribuídos, em regime de demanda, entre os setores administrativos, rede acadêmica cabeada e rede sem fio.
Todos os laboratórios são conectados à Internet pela rede cabeada, também com autenticação por matrícula e com 50MB de espaço nos servidores para armazenamento individual de pequenos trabalhos.
Os microcomputadores dos laboratórios possuem acesso constante à Internet, com enlace de 60 Mbps contratado junto à empresa Forte Telecom, assim como Rede Wireless.
Alguns computadores possuem instalados o software DOSVOX versão 4.5 desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, destinado a atender aos deficientes visuais, permitindo que pessoas cegas utilizem o PC, além da presença de fones de ouvido.
Há dois (2) laboratórios móveis, cada um com 36 (trinta e seis) notebooks, perfazendo um total de 72 (setenta e dois) computadores, alojados em duas (2) estações de recarga com rodízio, que podem ser levadas às salas de aula para utilização pelos alunos.
Abaixo, é apresentada a configuração detalhada dos laboratórios:
- LABORATÓRIO-1 – Hermann Holerith 64m2
Configuração: 25 computadores Pentium Dual-Core 2.600 GHz com 2 GB de RAM e disco de 320.0 GB
Sistema Operacional: Windows 7 Professional com service pack 2 - LABORATÓRIO-2 – Ada Byron – 50m2
Configuração: 20 computadores Athlon-64 x2 4000+ com 2 GB de RAM e disco de 80 GB
Sistema (s) Operacional (ais): Mandriva Power Pack 2008; Windows 7 Professional com service pack 2 - LABORATÓRIO-3 – Von Neumann – 48m2
Configuração: 20 computadores Intel G620 2.600GHz com 4 GB de RAM e disco de 160 GB
Laboratório da parceria UCAM / Cisco Academy
Sistema Operacional: Windows 7 Professional com service pack 2
Equipamentos:
Cinco (5) Osciloscópios Analógicos; um (1) Osciloscópio Digital; dez (10) Multímetros Digitais Portáteis; 12 Protoboards de 4 módulos; seis (6) geradores de funções; seis (6) fontes de tensão para bancada; um (1) rack para equipamentos de rede; dois (2) concentradores IBM modelo Nways 8222; quatro (4) roteadores Cisco modelo 2501; dois (2) switches Cisco modelo Catalyst 1900. - LABORATÓRIO-4 – Alan Turing – 65m2
Configuração: 25 computadores Intel E5700 (3 GHz) com 4 GB de RAM e disco de 1.0 TB
Laboratório da parceria UCAM / Microsoft IT Academy
Sistema Operacional: Windows 7 Professional com service pack 2; Windows 2008 R2 com service pack 2 para as aulas do Microsoft IT Academy - LABORATÓRIO-5 – Al Khwarizmi – 23m2
Configuração: 12 computadores Intel E5300 (2.6 GHz) com 4 GB de RAM e disco de 250.0 GB
Sistema Operacional: Windows 7 Professional com service pack 2 - LABORATÓRIO-6 – Blaise Pascal – 50m2
Configuração: 15 computadores Intel E4500 (2.2 GHz) com 2 GB de RAM e disco de 160 GB
Sistema Operacional: Windows 7 Professional com service pack 2Laboratório de Inteligência Computacional e Simulação – LABICS
O objetivo é o desenvolvimento de técnicas e processos nas áreas de Inteligência Computacional e Simulação. Mais especificamente, as áreas de pesquisa são:
– Redes Neurais Artificiais e Algoritmos Genéticos
– Processamento de Imagens Digitais
– Simulação a Eventos Discretos
Ocupa área de 12m2 e conta com dez (10) computadores, dois (2) Controladores Lógicos Programáveis, bancada para acionamento de lógicas digitais, dentre outros.
Praticamente todos os recursos do laboratório foram adquiridos em projetos junto a agências de fomento, como FAPERJ e CNPq.
Coordenadores: profs. Italo Matias e João Rangel.
- Laboratório de Inteligência Computacional e Simulação – LABICS
O objetivo é o desenvolvimento de técnicas e processos nas áreas de Inteligência Computacional e Simulação. Mais especificamente, as áreas de pesquisa são:
– Redes Neurais Artificiais e Algoritmos Genéticos
– Processamento de Imagens Digitais
– Simulação a Eventos Discretos
Ocupa área de 12m2 e conta com dez (10) computadores, dois (2) Controladores Lógicos Programáveis, bancada para acionamento de lógicas digitais, dentre outros.
Praticamente todos os recursos do laboratório foram adquiridos em projetos junto a agências de fomento, como FAPERJ e CNPq.
Coordenadores: profs. Italo Matias e João Rangel. - Laboratório do Portal InfoRoyalties
InfoRoyalties é a base de dados elaborada e mantida pela UCAM-Campos, que tem por finalidade facilitar o acesso às informações sobre a distribuição dos royalties petrolíferos entre os municípios brasileiros.
Como forma de contribuir para o fortalecimento das discussões acerca da distribuição dos royalties petrolíferos, o InfoRoyalties é uma ferramenta de livre acesso, disponível para pesquisadores, estudiosos, jornalistas, gestores públicos e sociedade em geral.
Para tanto, reúne informações de diferentes fontes e apresenta indicadores próprios que tornam esse instrumento uma base de dados única e uma fonte original, pois suas informações permitem análises permanentes de aspectos estratégicos relacionados à dinâmica político-administrativa de municípios recebedores de rendas petrolíferas (royalties e participações governamentais).
Ocupa área de 12m2 e conta com seis (6) computadores.
Praticamente todos os recursos do laboratório foram adquiridos em projetos junto a agências de fomento, como FAPERJ e CNPq.
Coordenadores: profs. Eduardo Shimoda e Italo Matias. - Laboratório de Hidráulica Pneumática e Automação
Este laboratório é de uso comum entre alunos da graduação e da Pós-Graduação. Fora dos horários de aula da graduação, os alunos do mestrado em Engenharia de Produção podem realizar os testes necessários para as suas dissertações. Atualmente, o aluno Gustavo Rodrigues Fraga realiza testes de sua dissertação neste laboratório sob orientação do professor Ítalo Matias.
Ocupa uma área de 107m2 e conta com os seguintes equipamentos:
– 2 Computadores
– 1 Bancada para testes de sistemas de hidráulica e eletro-hidráulica do fabricante Bosch Rexroth
– 1 Bancada para testes de sistemas de pneumática e eletropneumática do fabricante Festo
– 1 Bancada de análise termodinâmica e refrigeração industrial, com sistema supervisório para controle de variáveis do fabricante Automatus.
Os equipamentos deste laboratório foram adquiridos integralmente com recursos da UCAM-Campos no ano de 2015. - Laboratórios dos cursos de Engenharia utilizados sob demanda
– Laboratório Geral de Física
– Laboratório Geral de Química
– Laboratório de Higiene e Segurança do Trabalho
– Laboratório de Metalografia
– Laboratório de Ensaios Mecânicos
– Laboratório de Mecânica dos Fluidos
– Laboratório de Máquinas Térmicas
– Laboratório de Processos de Fabricação
– Laboratório de Solda
– Laboratório de Equipamentos Elétricos
Ademais de computadores, os laboratórios estão aparelhados com os seguintes equipamentos: Uma (1) impressora laser monocromática; um total de quatro (4) servidores são utilizados para finalidades diversas, entre elas as descritas abaixo:
a) Autenticação de usuários.
b) Servidor de arquivos (área de FTP e material didático de professores e alunos).
c) Servidor de impressão.
d) Servidor de mídia via protocolo DLNA.
Além dos laboratórios acima citados, foram adquiridos 22 (vinte e dois) rádios UniFi AP-Pro, para fazer a distribuição do sinal da rede wireless por todo o campus da Universidade. Para ter acesso, o aluno informa sua matrícula e seu CPF, tendo, assim, seu acesso à internet, por uma rede dedicada e separada dos laboratórios de informática e rede administrativa.
Biblioteca
A Biblioteca da UCAM-Campos, situada no campus de Campos dos Goytacazes, ocupa uma área total de 569,62 m², atende a 3119 leitores, funcionando de segunda-feira a sexta-feira, de 8h as 22h, e sábados, de 9h as 13h.
O espaço bibliotecário está aberto tanto para os usuários internos quanto para os externos. Aos usuários externos, é permitida apenas a consulta ao acervo.
O Sistema de Bibliotecas da UCAM (Universidade Candido Mendes) possui 11(onze) bibliotecas distribuídas nos seus diferentes campi. O acervo total possui 208.179 itens.
A Biblioteca da UCAM-Campos possui um Banco de Dados Bibliográficos (INFORMA), que registra um acervo documental de 15.152 títulos, 25.860 exemplares de livros, 525 títulos de periódicos nacionais e 33 títulos de periódicos estrangeiros.
O acervo de Multimídia possui 290 exemplares de fitas de vídeo, 154 exemplares de CDs e 88 exemplares de DVDs.
O espaço físico atual da Biblioteca do campus está detalhado a seguir:
– Área total: 569,62 m2
– Área do acervo: 282,48 m2
– Salão de leitura: 159,16 m2 com 215 assentos
– Salas de estudo em grupo com cinco (5) salas: 26,52 m2
– Cabines de estudos individuais: dez (10)
– Sala com dois (2) terminais com unidades de CD-ROM e disquetes (1) uma: 6,08 m2
– Sala Multimídia com 20 lugares/Videoteca: 18,86 m2
– Espaço destinado a serviços técnicos da Biblioteca: 76,52 m2
– Terminais para acesso ao catálogo: três (3)
A Biblioteca possui uma política de atualização do acervo, onde o mesmo é atualizado a partir das ementas das disciplinas, sugestões dos coordenadores de cursos, professores, alunos e/ou lançamentos nas áreas de assunto dos cursos oferecidos e de obras gerais para cultura, entretenimento e lazer, obedecendo sempre a relação livro/ aluno.
Os serviços prestados são os seguintes:
Empréstimo domiciliar;
Consulta local;
Reserva de publicações online;
Renovação de empréstimo online;
Serviço de consulta orientada;
Comutação Bibliográfica – COMUT;
Catálogo informatizado;
Acesso disponível pela Intranet/Internet ao catálogo;
Rede wireless;
Manual contendo normas para apresentação de trabalhos técnicos aprovados pela Comissão de Pós-Graduação e Comissão de Graduação;
Auxílio para normatização de referências bibliográficas baseada na Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
Orientação e correção na elaboração de trabalhos acadêmicos;
Elaboração de fichas de catalogação na fonte das dissertações.
No ano de 2014, foram efetuados 8.532 empréstimos domiciliares e 372 consultas locais e, durante o ano de 2015, efetuaram-se 13.0045 empréstimos domiciliares e 101.424 consultas.
O acesso à Biblioteca virtual MINHA BIBLIOTECA faz-se pelo portal http://www.ucam-campos.br/
As bases de acesso livre são as seguintes:
– Portal de Periódicos Capes
http://www.periodicos.capes.gov.br
– Portal de Periódicos da UFSC
http://www.periodicos.ufsc.br/
– SciELO
http://www.scielo.org
– SciELO Brazil
http://www.scielo.br/
– SciELO Livros
http://books.scielo.org/
– Google Acadêmico
http://scholar.google.com.br/
– Directory of Open Access Journals (DOAJ)
http://www.doaj.org/
– Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL)
http://www.spell.org.br
Na área de Engenharia de Produção (e áreas afins), a UCAM-Campos possui 1. 950 títulos de livros, 5.196 exemplares de livros, 33 periódicos nacionais e 15 periódicos internacionais.
Ampliação da Infraestrutura (Prédio Novo)
A UCAM-Campos construiu um novo prédio com quatro (4) pavimentos em uma área de aproximadamente 5.000 m2. Esta nova edificação se encontra integrada ao terreno da Instituição e irá abrigar os cursos de graduação e Pós-Graduação em Engenharia. O prédio contará com estrutura administrativa, de pesquisa, novos laboratórios e novas salas de aula.
O início de funcionamento ocorreu no ano de 2014.