Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Produção

Apresentação

Histórico do curso

Pode-se afirmar, de forma geral, que o Programa em Engenharia de Produção teve seu início em 1999, com a criação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento, cujo objetivo era estimular e gerar os meios necessários para a formação, o desenvolvimento e a consolidação de uma consciência docente comprometida com atividades de pesquisa e extensão na área tecnológica da UCAM na cidade de Campos.  Desde então, o NPD reúne docentes altamente qualificados, mestres e doutores, comprometidos com a pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico.
Cronologicamente, o histórico do Programa se apresenta, resumidamente, da seguinte forma:

 

Integração da Graduação com a Pós-Graduação

A integração com a graduação possui duas perspectivas. Na primeira, os docentes, pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação, ministram aulas na graduação e orientam alunos de Iniciação Científica (IC) e de Projeto de Final de Curso. Esta ação realiza transferência de conhecimento de ponta para os alunos que irão se graduar. Além disso, estes alunos podem realizar atividades de pesquisa nos laboratórios desenvolvidos pela Pós-Graduação. Na segunda perspectiva, os alunos da graduação podem colaborar nas atividades dos projetos de pesquisa da Pós-Graduação, funcionando como um recurso importante para o desenvolvimento dos mesmos e, ao mesmo tempo, ganhando experiência prática para enriquecer seus currículos.
Um importante indicador desta integração pode ser visto nas publicações provenientes dessas atividades e nas premiações alcançadas pelos mesmos.

 

Contextualização institucional e regional da proposta

A Universidade Candido Mendes – UCAM é uma instituição privada de ensino superior, dotada de autonomia administrativa e didático-científica. A Sociedade Brasileira de Instrução, mantenedora da Universidade Candido Mendes, foi fundada em 1902, juntamente com a Academia de Comércio do Rio de Janeiro. Mereceu, do então Presidente da República, Rodrigues Alves, uma das primeiras outorgas do privilégio de utilidade pública.

O campus central da UCAM está situado na Praça XV de Novembro, Centro, Rio de Janeiro – RJ, onde, desde 1902, foram instaladas, sucessivamente, a Escola Técnica de Comércio, a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, a Faculdade de Direito Candido Mendes, o Centro de Estudos Afro-Asiáticos, o Centro de Memória Social, o Centro Cultural Candido Mendes, o Instituto Data-Brasil – Ensino e Pesquisa, o Instituto do Pluralismo Cultural, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, a Coordenadoria de Estudos Culturais e Televisão e o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ.

O IUPERJ foi criado em 1963, concretizando a primeira organização privada de pesquisa em Ciências Sociais no país, centro nacional de referência na área.

Nos anos 70, foi fundada a unidade de Ipanema (1972), expandindo, logo após, sua abrangência territorial com a criação das unidades de Campos dos Goytacazes (1975) e Nova Friburgo (1976).

Em 1997, após o cumprimento das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a Universidade Candido Mendes foi credenciada por decreto presidencial. A unidade de Campos dos Goytacazes (UCAM-Campos) destaca-se pelo pioneirismo tanto no ensino superior nos níveis de graduação e Pós-Graduação como na pesquisa e extensão. Inicialmente implantada com os cursos de graduação em Administração, Contabilidade e Economia, hoje conta também com os seguintes cursos: Administração e Ciências Contábeis, já citados, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, e Relações Internacionais. Adicionalmente, há mais de 20 anos, o Centro de Pesquisas Candido Mendes – CEPECAM aprofunda o conhecimento de temas relevantes sobre a região, fato que destaca a expressiva valorização dada às pesquisas acadêmicas e ao desenvolvimento tecnológico. Estes fatos, associados ao bom desempenho acadêmico atestado pelos resultados que seus cursos de graduação sempre obtiveram pelos critérios do MEC, levaram ao desenvolvimento de relações de colaboração entre as instituições públicas da região e a Universidade.
A região Norte Fluminense é uma das regiões de maior crescimento em nosso País, impulsionada pelo setor de petróleo e gás, o qual é responsável por mais de 80% da produção nacional. A região destaca-se também por ser um polo de educação superior, que abriga diversas instituições públicas e privadas. Para atender ao crescimento regional, além de cursos de graduação e de especialização, a UCAM-Campos oferece quatro programas de Pós-Graduação stricto sensu, abrangendo os seguintes cursos:

Por fim, pode-se afirmar, de forma geral, que o Programa em Engenharia de Produção teve início em 1999 com a criação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento, cujo objetivo era estimular e gerar os meios necessários para a formação, o desenvolvimento e a consolidação de uma consciência docente comprometida com atividades de pesquisa e extensão na área tecnológica da UCAM na cidade de Campos.
Cronologicamente, o histórico do Programa se apresenta, resumidamente, da seguinte forma:

 

Aguarde, realizando operação...